terça-feira, 31 de maio de 2011

Pedagogia da Alegria

Nossa turma de pedagogia da UCPEL, está trabalhando com propostas extra classe cada novo encontro uma nova emoção.

Acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) acompanharam 11 crianças do Lar da Criança São Luiz Gonzaga em visita ao Museu de Arte Leopoldo Gottuzo (Malg), no fim do mês de abril. As acadêmicas observaram e gravaram os comentários das crianças no museu. Após a visita, as crianças irão expressar, por meio de desenho, o que viram e as acadêmicas farão a relação entre o que as crianças disseram e o que desenharam.

Crianças identificaram as obras com seus próprios desenhos. “Eles vieram com aquela expectativa para verem o que encontrariam”, disse. “São super observadores”, afirmou a acadêmica do segundo semestre Sandra Melo.

Na visita, os alunos tiveram contato com diferentes obras de artistas do Rio Grande do Sul, que fazem parte da exposição do 2º Prêmio João Simões Lopes Neto. “Parece um anjo”, comentou a aluna Isabel, de cinco anos, ao ver a representação de uma mulher de forma delicada em uma pintura. “As crianças presenciam uma realidade diferente ao ter acesso a esta cultura”, disse a coordenadora pedagógica do Lar, Fabiani Fabres Silva. Para ela, a visita ajuda na interação. “Muitos nunca estiveram num museu”.

A estagiária do setor educativo do Malg, Renata Padilha, guiou a visita das crianças. “A arte não é só desenho, é também pintura, escultura e fotografia”, explicou. O que mais impressionou as crianças foi um objeto/ambiente, com som e iluminação. Elas soltaram a imaginação ao ouvir a narração da história de uma cobra sobre a madeira. “Vou desenhar uma cobra, foi o que mais gostei”, disse Isabel.

A atividade, realizada no dia 29 de abril, é continuação da aula experimental, realizada em março, com visita das acadêmicas ao Malg. O trabalho faz parte da disciplina de Arte e Educação do curso de Pedagogia e iniciou no dia 03 de março com aula teórica, com a presença do artista plástico Daniel Konrath.